22 de setembro de 2012

Top 5: Melhores músicas tema de “007″

Confira nossa lista de melhores músicas tema dos filmes de James Bond

Por: Além do Oscar


Anunciamos recentemente que a cantora Adele foi confirmada para fazer a música tema de “Operação Skyfall“, o vigésimo terceiro filme de James Bond. A britânica irá se juntar a um rol de artistas de variados gêneros e níveis de talento: Carly Simon, Madonna, Jack White e Alicia Keys, Shirley Bassey, Duran Duran, entre outros.

Ao longo de 23 filmes e cinco décadas, nem todas as músicas produzidas foram tão baladinha genérica quanto “Die Another Day”, a música de Madonna para o filme “007- Um Novo Dia para Morrer”. Pelo contrário, algumas foram extremamente memoráveis. Reunimos aqui, cinco das nossas preferidas, para futura comparação. Veremos se “Skyfall” de Adele vai conseguir se igualar ao trabalho destes artistas.

Pessoalmente, esperamos que sim.

Paul McCartney & Wings – “Live and Let Die”

(“Com 007, Viva e Deixe Morrer”, 1973)

A canção do ex-Beatle e do grupo Wings para o oitavo filme da franquia, estrelado por Roger Moore, tem alguns elementos de reggae/pop, que soam meio estranhos a princípio, ainda mais logo depois da tradicional musiquinha de Bond. Mesmo assim, quando engata, a música é excelente. Tanto é que, ainda hoje é legal de ouvir, e chegou a ser usada por outros filmes como “Shrek Terceiro” e “Matador em Conflito”.

Carly Simon – “Nobody Does it Better”

(“007 – O Espião que me Amava”, 1977)

Quer uma música que descreva melhor o agente britânico do que uma que tenha na letra “baby you’re the best”? Claro que pequenos detalhes como o fato de a música ter sido escrita por compositores premiados como Marvin Hamlisch e Carole Bayer Sager, e ter como intérprete a cantora Carly Simon, sempre ajudam.

De fato, ninguém fez melhor que a voz poderosa e intensa de Simon quando o assunto era ressaltar toda a sensualidade presente nos filmes de Bond.

Shirley Bassey – “Goldfinger”

(“007 Contra Goldfinger”, 1964)

Shirley Bassey foi a única artista a gravar mais de uma música tema de um filme de “007″: além de “Goldfinger”, ela também fez “007 – Os Diamantes são Eternos” e “007 Contra o Foguete da Morte” (1979). Mas essa é a música sempre lembrada em qualquer ranqueamento dos melhores temas de James Bond.

Para saber o por quê, é só ouvir essa performance. É uma música extremamente anos 60, com vocais poderosíssimos, intensa, mas que consegue manter ainda um pouco de sutileza.

Nancy Sinatra – “You Only Live Twice”

(“Com 007 Só se Vive Duas Vezes”, 1967)

Composta por John Barry, um veterano nas trilhas sonoras de Bond (foi ele que criou a icônica “musiquinha de Bond”, que todo mundo conhece. Esta aqui, para quem não lembrou na hora), a música cantada por Nancy Sinatra traz, como a maioria dos bons temas de Bond, uma sensualidade inerente, além de ter uma letra bastante poética, que reflete sobre questões existenciais e emocionais:

“Você só vive duas vezes, ou é o que parece: uma por você e outra pelos seus sonhos. Você flutua pelos anos e a vida parece mansa, até que um sonho aparece e amor é seu nome.”

Duran Duran – “A View to Kill”

(“007 – Na Mira dos Assassinos”, 1985)

Muita gente pensou, na época, que chamar a banda pop dos anos 80 para fazer a música tema de “Na Mira dos Assassinos” traria resultados desastrosos. A música, escrita por Duran Duran e John Barry, pode não ter a sensualidade intensa dos temas cantados por Nancy Sinatra ou Carly Simon, mas o vocalista Simon Le Bon imprime seu próprio tipo de sensualidade e dramaticidade a “A View to Kill” e faz dela memorável.