28 de setembro de 2011

Espanha escolhe “Pa Negre” para tentar indicação ao Oscar

Por: Além do Oscar

MADRI (Reuters) – O filme “Pa Negre”, de Agustí Villaronga, que foi o grande vencedor dos prêmios Goya deste ano, será o representante da Espanha na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, anunciou na quarta-feira a Academia de Cinema Espanhola.

Eleitores da Academia escolheram “Pa Negre” de uma lista que também incluía “La Píer que Habito”, de Pedro Almodóvar,” e “La Voz Dormida”, de Benito Zambrano.

“Pa Negre”, um drama ambientado na Catalunha pós-guerra e que foi filmado em catalão, conta a história através do olhar de um menino, e teve pouco sucesso nas bilheterias antes da premiação do cinema espanhol, em fevereiro.

O filme de Villaronga, que se destaca por sua poética e capacidade de construir uma visão pessoal, foi contra todas as previsões e ganhou nove prêmios Goya, entre eles o de melhor filme e melhor diretor, de um total de 14 indicações na última edição da premiação.

Além da disputa por uma indicação ao Oscar, o filme também será o candidato espanhol aos prêmios Ariel, do México.

A entrega do Oscar será em 26 de fevereiro de 2012. No Brasil, o filme “Tropa de Elite 2″ foi escolhido para concorrer a uma indicação na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

(Reportagem de Blanca Rodríguez)